terça-feira, 5 de abril de 2011

Os Filhos São Nosso Tesouro


Nós somos frutos da educação dos nossos pais, de suas orações, carinho, e correções que eles fizeram na hora certa. E assim nós também lutamos para formar a nossa família. Ela é assim, cheia de alegrias, com momentos de tristeza, com algumas decepções, somos uma família normal, mas que clama a Deus todos os dias.
E como pai o meu clamor é diário, e antes mesmo de me casar eu já pedia a Deus que Ele me desse uma paternidade coerente, vivida no amor e não no autoritarismo ou na ditadura, mas que fosse um ensinar e aprender com a minha esposa e com os meus filhos.

Então sempre peço a Deus que aconteça na vida das nossas filhas um eterno caminhar para o céu, porque o nosso lugar é lá. Meu clamor diário é: “Senhor que o nosso olhar nunca se desvie do céu”. Muitas vezes a gente se esquece, se perde, mas Deus vem sempre em nosso auxilio, porque temos um Deus que está muito mais interessado do que nós na nossa família, Ele sonha com a nossa felicidade.

Vale a pena ser família, ter e querer filhos. Muitas coisas que aprendemos que é a nossa base, nós encontramos nos livros do professor Felipe Aquino, e mesmo antes de vir para a comunidade nós já liamos os seus livros e também eramos formados pelas pregações do Monsenhor Jonas Abib.

E precisamos buscar conhecimento para aprendermos a lidar com eles, por isso nós precisamos conhecer a Sagrada Escritura o Catecismo da nossa Igreja, não podemos nos deixar levar como fala aquela música, “deixa a vida me levar”, esta música não pode fazer parte da nossa vida de cristãos.

O exercício é dado pelo exemplo dos pais, ir a Santa Missa com os nossos filhos, esses são valores cristãos que colocamos neles quando crianças. São ordens que vamos dando e geramos neles senso de responsabilidade, justiça, honestidade e fé. As crianças aprendem mais pela imitação do que pelo entendimento, os nossos atos falam mais do que as nossas palavras.

No livro do professor Felipe Aquino “Santuário da Vida” ele nos fala das correções que precisamos fazer, porque muitas vezes corrigimos os nossos filhos de forma errada e na frente dos amigos.

Eu como mãe, precisei enxergar os meus limites e ver que eu precisava de paciência da mesma maneira que eu tinha no meu trabalho, e a mesma misericórdia com que eu tratava os jovens que nos procuravam na paróquia onde participávamos . Eu precisava agir também em casa, porque muitas vezes eu era uma general com minhas filhas.





O demônio tem a astucia de fazer com que percebamos os defeitos e erros dos nossos filhos, e quando isso acontece, não conseguimos olhar as qualidades e habilidades que eles possuem. E como é bom ouvir das pessoas os elogios que fazem aos nossos filhos.

Em casa nós vemos as deficiências, mas é no ambiente familiar que nós temos chance de conversar, corrigir, de rezar, e ter uma vida que agrade a Deus. Nós não temos direitos de posse sobre eles, mas temos a responsabilidade de educá-los e formá-los. Não podemos ter medo de ensinar os nossos filhos a serem Católicos Apostólico Romanos. Eles não podem ser educados para serem católicos de IBGE, católicos só nas estatísticas, precisamos ensiná-los a viver os sete Sacramentos e dizer a eles que somos católicos porque amamos a Deus e O respeitamos. Uma família é capaz de suportar grandes tormentos quando se vive em Deus

É importante que na educação moral, ética, e cristã, nós ensinarmos os valores da castidade, não podemos ter medo de transmitir valores morais e cristãos, é para o bem deles.

Não temos o direito de exigir, mas temos o dever de orientar, auxiliá-los nas dificuldades. Muitas vezes os filhos começam a namorar muito cedo, por carência afetiva, porque faltou carinho em casa, porque nós pais, muitas vezes estamos preocupados em dar um futuro para os nossos filhos e nos esquecemos de estar com eles. E isso é tão verdadeiro que ao perguntarem para as nossa filhas o que mais as marcou, elas responderam que, não foram os presentes que marcaram mas o dia em que pedi perdão a elas.

Nossos filhos são inteligentes, sabem ver quando acertamos e quando erramos, mas muitas vezes nos escondemos atrás da nossa autoridade de pais. Os nossos filhos percebem no nosso comportamento o que é justo, o que é correto. Eles não nos medem, ou estão lá para apontar os nossos erros mas são atingidos por eles.

Precisamos formar os nossos filhos na liberdade mas também na responsabilidade. A casa não pode estar a deriva, e quem é o sacerdote da casa? É o pai.

Se o teu filho for para o inferno, vá até o inferno tirar o seu filho e trazê-lo para Deus. (Prof. Felipe Aquino – Livro Santuário da Vida). Deus precisa da sua família para refletir ao mundo o quanto Ele ama o seu povo, o quanto Ele ama a humanidade.

Fonte> Canção Nova